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3ª Reunião do Grupo de a trabalho apresenta o pré-projeto da bilhetagem eletrônica
terça-feira, 10 de DEZEMBRO de 2019

A bilhetagem eletrônica está em discussão no município buscando a profissionalização do turismo e o ordenamento dos passeios náuticos em Arraial do Cabo. Na tarde de ontem (9), representantes da Prefeitura se reuniram com empresários, associações e vereadores para apresentação do pré-projeto da bilhetagem e esclarecer quaisquer dúvidas da classe com o objetivo de combater as informações falsas que circulam nas redes, ouvir sugestões e propor um trabalho coletivo. 

 

O Secretário de Turismo e Eventos, Olavo Carvalho, abriu a reunião agradecendo a presença de todos e fazendo uma breve apresentação do projeto, destacando a necessidade de pôr em discussão a reforma de toda a marina dos pescadores, uma infraestrutura para receber os turistas. Também citou o aumento significativo da procura pelo município e a importância de se avançar para um turismo de qualidade, de maneira profissional, com fiscalização, ordenação, arrecadação de impostos e retorno para o município e os munícipes em geral e não somente os que exploram atividades turísticas. 

 

Durante a conversa, foi esclarecido que o bilhete eletrônico propõe um ordenamento que trará comodidade ao turista, que poderá comprar com antecedência e de forma on-line o bilhete para passeio náutico, e possibilidade de planejamento do empresário que poderá trabalhar com previsão e receber o dinheiro antes do cliente chegar na cidade. Além disso, após todos os procedimentos e da aprovação da lei, uma empresa será licitada para gerenciar a bilhetagem eletrônica e precisará cumprir uma série de exigências contratuais tais como monitoramento por câmeras, segurança, limpeza, a implementação e manutenção do sistema de vendas, a geração de empregos priorizando o povo cabista e a capacitação da mão de obra.

 

A Prefeitura, mais uma vez, reforça que não vai e não tem a intenção de controlar os preços do passeio, pois a concorrência precisa existir de maneira saudável e cada empresário sabe o custo de sua operação. Durante a apresentação do pré-projeto foram pontuados a composição de preço, o processo de funcionamento, a validação e segurança, as benfeitorias, os benefícios, o compromisso público e as referências. A apresentação esclareceu dúvidas e desmistificou boatos acerca do projeto, que foi bem recebido pelos presentes e contou com duas colaborações sendo elas o acréscimo de uma equipe de resgate e atendimento de eventuais emergências e a inclusão da possibilidade de trabalho em parceria com agências de turismo comissionadas diretamente pelo sistema. 

 

Os representantes da classe interessada presentes também reforçaram as inúmeras reclamações sobre o turismo desordenado e agressivo, a falta de atuação da gestão pública municipal, a ausência de transparência no repasse das verbas da taxa de acesso à marina dos pescadores e na arrecadação de impostos, e a necessidade de se nivelar o turismo na cidade por cima. Mais uma vez a questão dos vendedores de rua, chamados de “atravessadores”, foi levantada como um problema que assusta e afasta os turistas. Todos alegaram que querem participar do projeto, pontuando as necessidades dos que atuam diariamente nos passeios, para que ele funcione e traga benefícios reais ao município. 

 

A Prefeitura concordou que o tempo curto para discussão criou um embate com os representantes e que, por isso, a audiência pública que estava marcada para o dia 16 será adiada. A intenção é promover mais alguns encontros para dúvidas e sugestões, para que o projeto final atenda ao máximo as necessidades dos envolvidos. “A ideia é fazer um pré-projeto participativo e o projeto final só será enviado para aprovação após as considerações feitas em audiência pública. Queremos oferecer qualidade no maior produto do município, hoje o passeio náutico, e que a gestão pública tem o papel de servir e fazer o melhor para Arraial do Cabo. Se não ordenarmos, do jeito que a atividade se encontra, pode surgir um problema grave que venha prejudicar a todos” acrescenta Olavo. 

 

Acompanhe a série de matérias sobre a Bilhetagem Eletrônica e envie as suas dúvidas e sugestões para bilhete@arraial.rj.gov.br para que possamos, juntos, promover um Arraial melhor.


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